REDEFARMA

Encontre a REDEFARMA mais próxima de você:

Aqui é + Barato!

Informe-se

Nutrientes que não podem faltar na alimentação dos idosos

O corpo se transforma, amadurece e envelhece, mudanças naturais que fazem parte do ciclo vital. Durante o processo de envelhecimento ocorre uma série de mudanças no metabolismo e nas funções hormonais, afetando as atividades rotineiras. Para suprir as necessidades naturais do corpo, além de evitar e combater doenças comuns na terceira idade, é necessário um cuidado especial com a alimentação, para conquistar uma evolução positiva do envelhecimento.

Leia a seguir algumas dicas simples e importantes para viver bem na melhor fase da vida!


Cálcio e vitaminas

A falta de cálcio e vitaminas podem causar nos idosos diversas cãibras e perda da memória, além de deixar os ossos mais fracos. Por isso, é importante realizar exames médicos periodicamente para obter o diagnóstico de carência do mineral. 

Combata as doenças e fortaleça a sua saúde seguindo uma dieta saudável com alimentos derivados do leite, além do consumo ideal de vitamina D, pois ela auxilia na absorção do cálcio no organismo.  

Os idosos também precisam ficar atentos com a deficiência da vitamina B12, que pode estar  está relacionada principalmente com a anemia. Portanto, a dica é: escolha alimentos de origem animal. Há vários pratos deliciosos feitos com peixes, carne vermelha e ovos, que não podem ficar de fora das suas refeições diárias. 

 

Beba mais água

Na terceira idade, a desidratação é mais comum. Normalmente, o idoso sente pouca sede e por isso faz pouca ingestão hídrica. Nessa fase da vida também é comum a perda de líquido devido a possíveis infecções e diuréticos.  Portanto, para suprir essa necessidade, faça mais ingestão de líquidos. Escolha alimentos mais úmidos e sucos naturais, além do consumir, aproximadamente,  2 litros de água diariamente.

 

Fonte: Priscila Navarro Lemes, nutricionista da Unidade Villa Lobos da Cora Residencial Senior


Voltar