REDEFARMA

Encontre a REDEFARMA mais próxima de você:

Aqui é + Barato!

Informe-se

Tuberculose - Sintomas, Transmissão e Prevenção

O que é Tuberculose?

Doença altamente contagiosa, também conhecida como TB. Ela pode ser transmitida pelo ar, saliva ou a partir do contato direto com outros tipos de secreções corporais de indivíduos contaminados. A doença é considerada grave devido a bactéria Mycobacterium tuberculosis, responsável pela infecção que atinge os rins, cérebro, pele e coluna vertebral.


Sintomas mais comuns

Os sintomas são pouco perceptíveis, por isso, alguns pacientes demoram para recorrer ao tratamento médico. É comum que o paciente tenha febre alta, dores na região do tórax e tosses, além de falta de ar, mal estar, perda de peso e palidez. Fique atento aos sinais, a falta de um diagnóstico precoce pode piorar o estado de saúde.


Formas de transmissão

Entre as principais formas de transmissão da doença estão: má higiene, má alimentação, contato direto com indivíduos contaminados.

Vale ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro também pode afetar o sistema imunológico, aumentando as chances da bactéria invadir o organismo.


Prevenção

O Ministério da Saúde exige que, logo após o nascimento, os bebês sejam vacinados  com a BCG (Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina).

Além da vacinação, também é importante evitar ambientes fechados e sem a circulação de ar, além de não colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca quando elas não estiverem higienizadas corretamente. Ao contrário do que muitos pensam, a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.




Fonte: minutosaudavel.com.br



Voltar