REDEFARMA

Encontre a REDEFARMA mais próxima de você:

Aqui é + Barato!

Informe-se

Glúten: você sabe o que é?

Para alimentos preparados com farinha, o Glúten é um importante componente, que faz a massa ganhar “liga” quando misturada com água. Porém, ele é composto por glutenin e gliadina, substâncias responsáveis pela maioria dos efeitos negativos na saúde, qualidade de vida e disposição de pessoas intolerantes. 

A frase "contém glúten", encontrada em embalagens de vários alimentos, alerta pessoas portadoras de hipersensibilidade imunomediada (doença celíaca) ou reações alérgicas ao glúten. Para elas, o consumo dessa substância é prejudicial à saúde, já que o organismo trata o glúten como um invasor estranho. Durante o processo de digestão, o sistema imunológico ataca as substâncias, agredindo também o intestino, causando deficiências nutricionais, problemas digestivos graves e anemia, entre outras doenças.  


Quais alimentos são ricos em Glúten?

O Glúten pode ser encontrado no trigo, portanto, é preciso consultar o rótulo dos alimentos processados que possuem o ceral na composição. A proteína também está em outros alimentos como a massa, cevada, soletrado, pão, cereais, cerveja, bolos, biscoito e doces. 


Quais são os grãos sem Glúten?

Para iniciar uma dieta sem Glúten, a primeira coisa a se fazer é adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos. A partir disso, evite produtos industrializados, cereais e grãos que contêm glúten. Escolha o milho, linho, arroz, painço, quinoa, tapioca, sorgo, araruta, trigo sarraceno, aveia e amaranto.  



Fonte:drjulianopimentel.com.br

 
Voltar