Saúde Psicológica na Pandemia

Publicado dia 01 de março de 2021
Categoria:

A pandemia do novo Coronavírus não está somente causando danos fisiológicos nas pessoas, além das milhares de vidas perdidas diariamente, as pessoas estão tendo que se adaptar a um tipo de convívio social incomum. Sabe-se que o ser humano é um ser social e, principalmente os brasileiros, são acostumados as suas relações de extrema proximidade, nos cumprimentos e momentos costumeiros. Com isso, o isolamento social tem afetado a muitas dessas pessoas, no que tange às mudanças comportamentais necessárias nesse período e também sobre suas perspectivas diante dessa alteração de padrões.

Profissionais da área de saúde psicológica afirmam que a pandemia pode afetar, sobretudo, pessoas que não têm histórico de transtornos psicológicos. O professor-pesquisador Dênis Petuco, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, elucida que pode-se ter múltiplos efeitos que vão atingir de maneira diferente as pessoas. “A gente tem, por exemplo, os efeitos na população comum, que não tem nenhum tipo de transtorno mental de base. É uma situação extremamente nova. Para as pessoas que gostam de estar na rua, socializando, encontrando amigos, é uma situação angustiante ficar em casa. Isso acaba produzindo impactos de angústia e de ansiedade em qualquer um de nós”.

O professor salienta que, entre as pessoas que já apresentavam algum tipo de transtorno mental de base, a situação pode ser ainda mais delicada. “Pessoas que têm quadros mais graves de ansiedade, isso pode se agravar. Pessoas que já têm um quadro depressivo e pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e drogas, este é um período que também pode agravar a situação.” Assim, ele chama atenção para a necessidade de uma reflexão mais ampla acerca do assunto. Pois, “se a gente pensar numa perspectiva de saúde mental coletiva, inspirados pelos princípios da saúde coletiva brasileira, a gente vai sempre lembrar a importância dos determinantes sociais nos processos de saúde e doença. Tudo indica que a gente vai viver um período de recessão econômica, de diminuição no poder de compra, de insegurança no trabalho, de desemprego. Isso desestabiliza. Temos inúmeros estudos sobre o quanto esses momentos de recessão e de aumento da desigualdade afetam a saúde mental de um modo geral. Indicadores de alcoolismo e uso abusivo de drogas, por exemplo, aumentam.”

Para Dênis Petuco, lidar com questões psicológicas na pandemia é uma tarefa que cabe a toda sociedade, não somente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Acolher quem estiver passando por algum sofrimento de origem socioeconômica e psicológica, instruindo e possibilitando seu acesso a profissionais dessa área de saúde é também um dos principais caminhos para ajudar. Além disso, ele pontua que “vamos ter que pensar, como sociedade, em como dar conta de minimizar os impactos. Não apenas os equipamentos do SUS vão ter que acolher essa população, mas a gente vai ter que pensar em mecanismos que não são propriamente da saúde, mas que podem contribuir para que os impactos na saúde mental da população sejam menores, como seguro desemprego e auxílio social. Eu diria que, neste caso, eles são tão importantes quanto ou até mais do que os próprios mecanismos da saúde.”

De maneira geral, alguns hábitos podem contribuir para a manutenção de sua saúde psicológica na pandemia. Um deles é o de reduzir a quantidade de acesso a notícias sobre o assunto, bem como o tempo gasto nas redes sociais. Planeje sua quarentena e crie alguma rotina. Busque sempre que puder estar conectado com sua família e amigos, mesmo que de forma virtual. Mantenha-se ocupado com distrações que te divirtam ou que te façam sentir bem, como assistir filmes, seriados, cursos online ou até mesmo se arriscar em novas receitas na cozinha. Evite se exceder com tabaco e bebidas alcoólicas. Praticar atividades físicas também é um hábito imprescindível para sua saúde psicológica nesse momento. Tente fazer exercícios e pequenas caminhadas em casa ou nas proximidades em horários menos movimentados. E o principal, sempre arranje um tempo para você mesmo.

FONTES:

http://www.epsjv.fiocruz.br/podcast/ate-metade-da-populacao-podera-sofrer-transtornos-psicologicos-diante-da-pandemia
https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/como-manter-a-saude-mental-em-tempos-de-pandemia/ https://blog.psicologiaviva.com.br/sofrimento-psicologico-na-pandemia/

Receba nossas ofertas no seu e-mail!