Quarentena e a Importância da Vitamina D para a saúde

Publicado dia 15 de abril de 2021
Categoria: ,

Nesta pandemia, muito tem-se falado sobre a importância da vitamina D para o organismo. Isso porque, com o isolamento social, muitas pessoas não têm tido o contato ideal com a luz natural. Nesse contexto, sabe-se que a radiação ultravioleta B (UVB) presente nos raios solares é a melhor fonte de nutrientes dessa vitamina.

Mas como, então, se expor à luz natural em período de quarentena? Para os confinados em residências sem jardins e quintais, sugere-se o mais básico: uma permanência próxima às janelas, de maneira a estar em contato com os raios oriundos do sol.

Nesse sentido, especialistas indicam que os melhores momentos para a exposição solar estão compreendidos nos horários anteriores às 10h da manhã e após as 04h da tarde. Ainda assim, recomenda-se a utilização de filtros solares nessa exposição.

Sobre uma provável relação entre a vitamina D e a imunidade, pesquisadores elucidam que, além de aumentá-la, a vitamina D é capaz de prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes, com a possibilidade também de ser aplicada nesses tratamentos. Contudo, quanto a uma provável atuação contra o Coronavírus, ainda não se tem exatamente nenhum estudo científico que confirme seu benefício para tratá-lo ou preveni-lo.

Mas, ainda sobre isso, pesquisas sugerem que baixos índices de vitamina D aumentam o risco de desenvolvimento de doenças, como osteoporose em idosos, associada também a tumores, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias autoimunes crônicas, diabetes mellitus, doenças neurológicas e hipertensão. Doenças críticas estas cujos acometidos fazem parte do grupo de risco da COVID-19 e, por isso, devem redobrar os cuidados com a imunidade.

Além da exposição aos raios solares, uma outra forma de adquirir a vitamina D necessária ao organismo se dá através da ingestão de alimentos. Nesse espectro, encontram-se o salmão, peixes oleosos, gema de ovo, leite, cogumelos e frutas cítricas. Entretanto, vale lembrar que eles precisam estar bem higienizados e preparados antes de serem consumidos.

Já em relação a suplementos de vitamina D, especialistas salientam que só devem ser utilizados mediante uma análise e prescrição médica. E, geralmente, essa indicação está associada a alguma manutenção da saúde óssea do corpo.

Fontes:

https://dasa.com.br/blog-coronavirus/vitamina-d-na-quarentena-covid

Receba nossas ofertas no seu e-mail!