Conversas diversas sobre a higienização dos alimentos nunca estiveram tão em alta como atualmente. A motivação para este fato está diretamente ligada à transmissão desenfreada do novo Coronavírus no país. Por essa razão, tão importante quanto higienizar as mãos é estar atento aos objetivos ao nosso redor, o que inclui, principalmente, os alimentos que ingerimos diariamente.
Em relação a isso, será que você está higienizando de maneira apropriada os alimentos que consome? Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que, 54,8% dos mais de 3000 que responderam a um questionário, não higienizam os alimentos de forma adequada. Entre esses, 17,9% dizem higienizar os alimentos apenas com a utilização de água corrente.
De antemão, vale salientar que o tradicional vinagre não causa efeitos contra o coronavírus. Já o detergente, embora obtenha sucesso em destruir o vírus, pode deixar resíduos.
A partir dessas premissas, o Ministério da Saúde forneceu os passos ideais na limpeza de alimentos, especialmente as frutas e verduras. Primeiramente, lave-os um a um com água corrente. Em seguida, coloque-os de molho por 10 minutos em água clorada. Após deixar os alimentos de molho pelo tempo indicado, enxágue-os em água corrente um a um e deixe-os secar naturalmente.
Para realizar a solução de água clorada, misture 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária (2 a 2,5%) em cada litro de água utilizada. Vale lembrar ainda que, caso opte por utilizar a água sanitária, ela deve conter somente hipoclorito de sódio (NaClO) e água (H2O). Além disso, leia atentamente as instruções na embalagem da água sanitária para ter certeza que ela não possui alguma substância não adequada para a higienização de alimentos.
Já em relação à limpeza de carnes, a CDC dos Estados Unidos indica que o hábito de lavá-las pode ser prejudicial à saúde, pois se houver nessas carnes algumas bactérias elas podem se propagar em contato com a água. Portanto, a melhor forma de sua limpeza é um bom preparo ao fogo.
E quanto às embalagens dos alimentos? Até então, sabe-se que o novo Coronavírus sobrevive por até 72 horas em superfícies plásticas, como as de supermercado ou farmácias. Em razão disso, é extremamente importante higienizar as sacolas e todas as embalagens de alimentos industrializados antes de guardá-los na geladeira ou despensa. Para isso, a utilização de álcool gel 70% é suficiente.
Tão importante quanto o isolamento social na prevenção do coronavírus é a limpeza adequada dos alimentos que consumimos diariamente. Estar atento a esses detalhes faz toda a diferença no combate ao vírus. Por isso, não deixe de higienizar adequadamente suas compras de supermercado, nem os alimentos e embalagens de lanches pedidos e entregues em casa por aplicativos delivery. Conscientizar-se quanto às formas de se evitar a propagação do vírus é um dos caminhos para conter a pandemia.
FONTES:
https://saude.abril.com.br/alimentacao/muita-gente-erra-ao-higienizar-os-alimentos/
https://dasa.com.br/blog-coronavirus/higienizacao-e-limpeza-contra-coronavirus