4 atitudes de quem vive mais e melhor

Publicado dia 29 de novembro de 2023
Categoria:


É possível manter o seu cérebro jovem à medida que os anos passam? 🤔

O que grande parte da população acredita é que, com o avanço da idade, automaticamente as funções cerebrais diminuem. Porém, alguns adultos mais velhos, conhecidos como “superlongevos”, mudaram essa percepção. De acordo com estudos, esse grupo de indivíduos pode manter o cérebro em bom funcionamento por muito mais tempo.

Ainda que não existam motivos totalmente compreendidos para a resiliência cerebral dessas pessoas, o que podemos notar entre elas são seus hábitos de vida, isso é, atitudes e práticas que contribuem significativamente para uma longevidade mais saudável.

Entre tais práticas, estão:

1. Ter uma vida social mais ativa

Estudos apontam que pessoas longevas tendem a ter grandes grupos sociais, isso é, estão na presença de amigos regularmente, o que impulsiona o funcionamento cerebral e promove um maior bem-estar e qualidade de vida.

 

2. Desafiar-se a aprender algo novo

Estimular a mente e engajá-la a aprender coisas diferentes, como um novo idioma, é uma atividade que pode promover ainda mais a longevidade cerebral, pois contribui diretamente para a atenção, a memória e o processamento da linguagem.

 

3. Comer mais superalimentos

Alguns alimentos ricos em antioxidantes, como os cereais integrais, peixes, berries, oleaginosas e vegetais crucíferos (couve, couve-flor, brócolis etc) são considerados superalimentos. Segundo pesquisas, eles ajudam a reduzir a inflamação e a proteger as células de danos que causam enfermidades como o câncer. Adicionalmente, outros nutrientes ou compostos – como polifenóis, ácidos graxos, ômega-3 e vitaminas e minerais específicos – também ajudam.

Não é certo quais desses alimentos ou quais quantidades são ideais, então o consenso é se concentrar em consumir refeições contendo uma variedade deles. As escolhas incluem:

  • berries;
  • cereais integrais (aveia, quinoa, cevada);
  • peixes ricos em gordura (salmão, cavala, truta);
  • oleaginosas (nozes, amêndoa, castanhas);
  • azeite de oliva;
  • vegetais crucíferos (brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor);
  • abacate;
  • chá verde.

 

4. Manter o corpo em movimento

Os superlongevos são bastante ativos. Pesquisas sugerem que o exercício pode ajudar a manter e possivelmente
melhorar a função cognitiva. Exercícios aeróbicos, treinamento de força e até a ioga estão relacionados a uma melhor
memória entre os adultos mais velhos.


Fez sentido pra você? Compartilhe com alguém que vai adorar saber.

❤️ REDEFARMA: Cuidar da sua saúde é o que nos move!

Receba nossas ofertas no seu e-mail!