Atividade física pode diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de mama

Publicado dia 14 de outubro de 2023

#OutubroRosa 🎀

Manter uma vida mais ativa fisicamente pode diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos casos da doença podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como: manter o peso corporal saudável, ter uma alimentação adequada e saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE.

As recomendações atuais são de, pelo menos, 150 minutos por semana de atividades físicas moderadas a vigorosas.

Mas por que isso acontece? O motivo está no mecanismo que a atividade física tem para diminuir os hormônios femininos relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, como estrogênio e progesterona, e aumentar a globulina ligadora de hormônios sexuais, uma proteína produzida no fígado que atua no transporte desses hormônios no sangue.

Além da prevenção, a atividade física também é importante para quem está com câncer de mama, por oferecer benefícios físicos e psicológicos. Do ponto de vista físico, a prática está associada à redução dos efeitos colaterais do tratamento, melhora da aptidão física, fortalecimento de músculos e ossos, melhora da mobilidade e maior qualidade de vida. Já do ponto de vista psicológico, a atividade física pode reduzir os sintomas depressivos, melhorar a autoestima e a imagem corporal.

Escolher uma prática que promova a socialização com outras mulheres que também passaram pelo câncer de mama pode trazer benefícios emocionais, fazendo com que a paciente se sinta acolhida e compartilhe as suas experiências com as outras. Mas o mais importante é escolher uma modalidade que dê satisfação e gere bem-estar, pois assim, a rotina será constante na vida de quem a pratica.

FONTE: Ministério da Saúde.


Para a REDEFARMA, a sua saúde importa! 🎀 Essa luta também é nossa! 💗✊🏼✊🏾

#RedeFarma #DrogariaRedeFarma

Receba nossas ofertas no seu e-mail!