Sua derme não é a mesma o ano inteiro e é afetada por períodos de frio e calor. Saiba como cuidar da pele em cada época!
A derme é o maior órgão do corpo humano, e zelar por ela é essencial para mantê-la bonita e saudável. Mas você sabe como cuidar da pele em cada estação? As atenções diferem no calor e no frio porque a derme tem necessidades específicas que mudam conforme o clima.
Quer saber mais sobre o assunto, descobrir as funções da pele e aprender a identificar o que ela precisa em cada estação? Vem com a gente!
A derme funciona para a gente como uma barreira protetora contra os agentes externos, como sol, vento e poluição. Além disso, ela regula a temperatura corporal e controla as sensações de tato e dor.
Para ter uma pele bonita e saudável, é preciso revisitar os cuidados diários a cada estação do ano. Pode parecer meio estranho ler isso, mas tem tudo a ver, viu?
As estações do ano interferem diretamente na saúde da nossa pele.
“A variação de temperatura e umidade do ar são as características mais importantes, já que podem causar problemas relacionados à oleosidade e hidratação”, explica a médica esteta Débora Juaçaba.
Então, nada de repetir o skincare do verão no inverno, e vice-versa!
Você precisa “ouvir” sua pele para decifrar o que ela está pedindo. Tá difícil? Bem, sua derme provavelmente vai precisar de maior controle de oleosidade no verão do que no inverno. E um boost de hidratação no inverno, já que vento e frio ressecam demais a cútis. Sendo assim: novo clima, nova rotina!
Como são duas estações quentes e de exposição solar mais frequente, a proteção solar — que deve ser um cuidado o ano inteiro — deve ser maximizada de setembro a março.
Entre os cuidados com a pele na primavera e no verão, Débora recomenda que as pessoas utilizem protetor solar diariamente e, se possível, o produto que contenha cor; prefiram maquiagem leve e produtos com textura menos oleosa.
A oleosidade excessiva é uma das maiores preocupações nos cuidados com a pele no verão, pois altas temperaturas e muita umidade favorecem a produção exagerada de óleo pelas glândulas sebáceas. Como resultado desse desequilíbrio, podem surgir cravos, espinhas, brilho excessivo na zona T (queixo, nariz e testa), poros dilatados e manchas na pele.
O controle da oleosidade pode ser feito com sabonetes específicos e filtros solares mais sequinhos. Um ótimo produto é o tônico adstringente, que pode ser utilizado à noite para ajudar a reduzir o brilho excessivo na pele.
Remover totalmente a maquiagem antes de dormir deve ser regra no skincare, pois você pode ter cravos e espinhas, justamente porque a pele tende a ficar mais oleosa. Outra dica, que vale também para as demais áreas do corpo, é não fazer esfoliação logo após se expor ao sol. E por dois motivos: esfoliar vai remover o bronzeado, que você lutou para conseguir (risos), e vai deixar a derme mais sensível, abrindo portas para irritações e inflamações.
Manchas. Elas tendem a piorar no verão e na primavera porque nos expomos mais ao sol. Aqui, entra a importância de usar filtro solar com alto fator de proteção. E não basta utilizá-lo de manhã, quando estamos fazendo nosso skincare matutino: é preciso reaplicá-lo ao longo do dia. Uma dica valiosa para esses casos, especialmente se você usa maquiagem ou simplesmente porque quer algo prático, é preferir os protetores solares em pó, que ainda ajudam no controle da oleosidade da pele.
Nessas estações, a baixa umidade e a menor transpiração expõem a pele do corpo e do rosto ao ressecamento.
“Esses fatores combinados podem ressecar muito a pele e por isso devemos caprichar na hidratação”, orienta a médica. As dermes secas e maduras são as que mais sofrem nessa época.”
Para devolver a umidade para a pele, invista em bons hidratantes e até em óleos. Preste atenção nas fórmulas e prefira os produtos com manteiga de karité, ureia, ácido hialurônico e pantenol.
No skincare, utilize água micelar, pois sua textura leve e suave tonifica e proporciona sensação macia e seca, sem pesar no rosto. Dê atenção aos lábios que costumam ressecar e até rachar nos dias frios. A manteiga de cacau é um ativo ótimo para regenerar a pele.
Vale muito incluir nos seus cuidados com a pele no outono e no inverno algum tratamento dermatológico mais potente, como peeling, microagulhamento, laser e o uso de ácidos em casa, à noite. Como a exposição ao sol diminui nesses meses, os resultados serão ótimos.
Se você é do time que ama um banho bem quentinho no inverno, saiba que a sua pele não! A água quente é extremamente prejudicial para a derme e acelera o ressecamento. O uso exagerado de sabonetes também deixa a cútis mais seca. Procure um produto que seja mais hidratante.
E esfoliação? O ideal é diminuir a frequência de produtos esfoliantes e buchas vegetais, pois eles podem remover a oleosidade natural da pele e expô-la ao ressecamento.
E não é só porque é outono ou inverno que devemos abandonar o protetor solar. Ele é indispensável em qualquer época do ano, mas vale ressaltar o tipo de produto adequado para cada pele. Para as que têm manchas, como melasma, o indicado é usar filtros com cor, que além de protegerem contra a luz do sol, protegem da luz visível, como a de celulares, computadores, TVs e luzes de casa.
Pele saudável é pele bonita e bem cuidada. Utilize os produtos certos para o seu tipo de derme. Na REDEFARMA você encontra os melhores dermocosméticos.
Tem sempre uma REDEFARMA pertinho de você! Clique aqui e encontre.