A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. E infelizmente muitas das vezes, nossos dentes acabam sendo negligenciados. Mas é importante lembrar que: a saúde começa pela boca.
Uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários.
Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e principalmente também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.
É importante também ficar atento para saber se existem lesões ou feridas. Entre as lesões, destacam-se manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas. Elas aparecem na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. Sendo assim, as lesões mais comuns são:
Cárie
Desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca.
Mau hálito
Tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
Gengivite
Inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana, que se desenvolve decorrente de uma má higienização.
Tártaro
É o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes e está intimamente ligado ao desenvolvimento e agravamento de doenças periodontais.
———-
FONTES:
https://sorriden.com.br/entenda-a-importancia-de-cuidar-da-saude-bucal/