A diabetes é uma doença crônica que na maioria das vezes é desencadeada pela elevação dos níveis de açúcar no sangue devido ao alto consumo de carboidratos e açúcares, ou por um mau funcionamento do organismo. Mas quando se torna necessário tomar insulina?
O que é insulina?
A insulina é um hormônio anabólico responsável por controlar o nível de glicose no sangue. Além de controlar o nível de glicose no sangue, ela também consegue auxiliar na regulação do metabolismo, atuando como uma opção frente à deficiência parcial ou total da absorção da insulina pelo pâncreas.
Quando é preciso tomar insulina?
A insulina deve ser iniciada assim que for confirmada a diabetes por meio do exame de glicemia em jejum, TOTG (teste de tolerância oral à glicose) e dosagem de hemoglobina glicada.
Em casos de diabetes tipo 1, todos os pacientes precisam da injeção diária, pois há ausência da produção de insulina devido a alteração nas células do pâncreas responsáveis pela produção desse hormônio.
Já nos quadros de diabetes tipo 2, nem sempre se faz necessário o uso do hormônio.
Apesar de grande parte dos quadros de diabetes tipo 2 serem tratados com a mudança de hábitos alimentares e práticas de atividades físicas, em casos mais severos é necessário que o paciente tome injeções diárias de insulina para conseguir controlar a doença.
É importante ressaltar que não se deve usar a insulina sem prescrição médica ou quando o diabético quiser porque comeu mais açúcar, pois o uso da insulina pode causar tremores, confusão mental, visão embaçada ou tonturas, que são característicos de hipoglicemia.
————————
FONTES:
https://www.tuasaude.com/quando-o-diabetico-deve-tomar-insulina/
https://www.programasaudefacil.com.br/posts/o-que-e-insulina-e-qual-a-sua-funcao-para-diabeticos